Conhecimento x informação: a importância do esclarecimento


VirgindadeEstamos na era da informação. Somos bombardeados de informações a cada minuto. Algumas nosso cérebro registra, mas a maioria é descartada. Isso acontece para nossa própria proteção, nosso cérebro não agüentaria acumular tudo o que vemos e ouvimos, entraria em colapso. Principalmente em se falando de crianças e jovens, que já nasceram nesta era de informação e convivem com ela em uma relação simbiótica de amor e ódio.

Fazendo uma relação entre esta era da informação, os jovens e a sexualidade, podemos chegar a constatações interessantes e importantes. Sim, é verdade que hoje em dia eles tem um grande acesso a informações a respeito da sexualidade. Elas estão por todos os lados, nas ruas, televisão, internet, filmes, jornais, revistas, em tudo. Porém, existe uma diferença muito grande entre ter informação e ter conhecimento.

A tirinha acima exemplifica de forma divertida esta questão. As crianças estão representando o que elas sabem (porque ouviram) a respeito de sexo. Sendo assim, elas tem informação a respeito de sexo, mas não tem conhecimento sobre o assunto. Um lembrete: as crianças, os jovens e também os adultos aprendem principalmente por meio da observação. Portanto, cuidado com o que elas tem observado.

A informação por si só não leva a conhecimento. Esse é um dos motivos pelo qual é de extrema importância educar as pessoas, sexualmente também, ou seja, passar conhecimentos fidedignos. Pais, educadores e até mesmo a mídia, se bem informados (informação com conhecimento), podem e devem passar conhecimento.  E você o que tem feito a esse respeito? Tem se deixado levar pela informação vazia ou tem buscado conhecimento? E se tem buscado conhecimento, ótimo, mas está passando este conhecimento a frente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *