O que é terapia sexual?

images (9)

Ainda hoje, existe um grande número de pessoas que tem preconceito sobre terapia sexual. De maneira geral, o que acontece é que as pessoas desconhecem o que é de fato a terapia sexual. Por esta razão venho esclarecer este tema na publicação de hoje.

O terapeuta sexual é um profissional formado em psicologia ou medicina, que fez um curso de especialização para poder clinicar nesta área.
A terapia sexual pode ser feita em sessões individuais ou em casal.
Este tipo de terapia visa trabalhar principalmente as disfunções sexuais (dificuldades sentidas por uma pessoa ou pelo casal durante qualquer estágio da atividade sexual).

Inicialmente, o terapeuta irá pesquisar para saber se o problema em questão é de ordem orgânica (física) ou emocional. Em sendo uma disfunção de causa orgânica, será necessário também o acompanhamento medico. Vale lembrar que, muitas vezes, mesmo que a disfunção tenha um caráter estritamente orgânico, não significa que o emocional não esteja abalado. Assim, uma terapia sexual também se faz necessária, paralelamente ao acompanhamento médico, para que a autoestima seja trabalhada e melhorada.
É comum as pessoas conviverem com seus problemas por longos anos ou tentarem trabalha-los sozinhos, vivendo em sofrimento, antes de procurarem ajuda profissional. Muitos inclusive preferem ignorar o problema a encara-lo de frente, alimentando ainda mais sua insegurança e desconhecendo que tal questão pode ser tratada e deixada para tras. Quando resolvem encarar seu problema, também tentam várias soluções antes de chegar a um tratamento especializado, o que gera cada vez mais baixa autoestima, ansiedade, insegurança, afastamento de pessoas, frustração…

O Psicoterapeuta Sexual tem técnicas específicas, com as quais busca, em conjunto com o paciente: conhecer como se deu o desenvolvimento psico-sexual ao longo de sua vida; os sentidos e significados da construção da sexualidade; compreender a forma como o paciente (ou casal) constrói determinada queixa ou disfunção; combater as ansiedades existentes; desmistificar as crenças e tabus.

As principais Disfunções Sexuais Femininas são:
Inibição de desejo – falta ou diminuição de apetite sexual; Anorgasmia – dificuldade, retardo ou incapacidade de ter orgasmos;
Dispareunia – Dor genital que ocorre repetidamente antes, durante ou depois do ato sexual; Vaginismo – contração involuntária dos músculos peri-vaginais, que provoca dor impedindo o coito (penetração).

Já as principais Disfunções Sexuais Masculinas são:
Disfunção Erétil – Incapacidade persistente de obter e manter uma ereção suficiente para uma função sexual satisfatória.
Ejaculação rápida ou ejaculação precoce – dificuldade de controle da ejaculação.
Anejaculação ou ejaculação retardada – dificuldade de ejacular na relação sexual com penetração ( coito).
Inibição de desejo – falta ou diminuição de apetite sexual ou impulso para o sexo.
É importante salientar que, como a terapia sexual é uma terapia com foco bem definido, ela costuma ser de curto prazo.
Bom, espero ter esclarecido melhor este assunto. Se você se identificou com alguma destas situações, não tenha vergonha de buscar ajuda. Da mesma maneira, se conhece pessoas que estão sofrendo em silencio por estes motivos, dissemine este conhecimento. Não devemos nos envergonhar de pedir ajuda e sim nos orgulhar disso. A sexualidade é uma parte importante da vida, e merece ser bem vivida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *