Sua vida está equilibrada? Confira as 7 principais áreas

 

Meu intuito hoje é fazer você pensar na sua vida. De fato parar e refletir sobre ela, e, claro, se ela não está muito bem ou se ela está ótima é resultado de como você está e como está lidando nas diversas áreas de sua vida. Para ilustrar a nossa conversa trouxe uma imagem (tirada do blog da psicóloga Nina Taboada www.ninataboada.com, grande amiga minha) que é muito significativa para embasar o tema autoconhecimento. Nesta imagem podemos perceber que no centro temos o self que seria o Eu. Em volta nós temos grandes áreas que fazem parte da nossa vida. Quando estas áreas estão relativamente equilibradas (digo “relativamente”, pois é utópico querermos que elas tenham porcentagens idênticas) o nosso self ou Eu fica mais forte para enfrentarmos os desafios do dia-a-dia e para trilharmos nosso caminho em busca de realizações e da felicidade. Já quando estas áreas estão desequilibradas nos sentimentos sem força, desanimados e acreditando que as coisas não darão certo. Vou fazer um breve comentário sobre cada área e em seguida fazer questionamentos para que você possa pensar sobre como tem lidado com cada uma das esferas. O importante é nunca se deixar de lado! Para que essa reflexão não entre e saia rapidamente de sua mente, pegue um papel e uma caneta e responda a todas as perguntas. Depois leia e releia.

    • Família – neste caso podemos considerar aquela de sangue ou a de consideração. Como está a sua vida familiar? O quanto tem se dedicado à mesma? Como é a relação com cada familiar? Você demonstra os seus sentimentos? Gostaria de melhorar a relação com algum deles? Com quem e como seria?
    • Vida afetiva – aqui estou falando sobre o coração e também sobre a sexualidade. Como está o seu coração? Está em algum relacionamento afetivo? Estando ou não, como você está lindando com esta situação? Você tem uma vida individual e também uma vida a dois? Você consegue ser você mesmo em sua relação? E a sexualidade, como está? Como você vem lidando com esta área?
    • Trabalho/ Estudos – Área acadêmica e/ou profissional. Como está a sua vida profissional? Você gosta do seu trabalho? Tem feito algum curso? Tem se atualizado? Como você se avalia profissionalmente? Tem planos profissionais?
    • Cultura e Arte. Tem frequentado teatros, cinemas, museus, shows, espetáculos de dança…? Dentro destas possibilidades qual ou quais te interessam? Você tem dado atenção a esta esfera?
    •  Saúde – Saúde física. Como está sua alimentação? Tem ficado doente frequentemente? O seu corpo anda reclamando de dores? Como é o seu sono? Pratica alguma atividade física? Com que freqüência?
    •  Amigos e Lazer – Vida social. Você tem amigos com quem pode contar quando precisa? Há quanto tempo não os vê? Tem saído para se divertir? Tem conhecido pessoas, lugares ou feito coisas novas?
    •  Espiritualidade – está área está ligada à fé, no que você acredita. Você acredita em algo? Tem dedicado tempo para cuidar do lado espiritual?

Assim, terminamos as 7 grandes áreas da nossa vida. Depois de respondidas estas questões, depois de lê-las e relê-las, você acredita que está conseguindo manter certo equilíbrio em sua vida? Se não está, vamos lá. Caneta na mão de novo, área por área, o que você pode e vai fazer para melhorá-las? Tome cuidado para não estar sendo excessivamente auto crítico e lembre-se que só você é quem pode dizer o que você quer da vida e como tem se sentido. Compare-se apenas com você mesmo, em épocas diferentes de sua vida e não fique se comparando com os outros. Caso tenha percebido que de fato não está bem e não sabe por onde começar a melhorar, lembre-se que pedir ajuda é sempre uma atitude louvável e nunca um sinal de fraqueza. Podemos e devemos sempre querer e buscar o melhor de nós e para nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *