Relacionamento ioiô: o que é, como identificar e o que fazer se estiver em um

Todo mundo já brincou de ioiô quando era criança, certo? O movimento de ir e vir de dois discos entre uma corda é simples, e podia entreter durante horas. Hoje o brinquedo já não é tão popular, mas aparece para nomear um relacionamento como o do jogador Neymar e da atriz Bruna Marquezine, por exemplo, que terminaram e reataram diversas vezes.

A situação é comum, e se você já passou ou está passando por algo assim, é preciso parar, refletir sobre a situação e então pensar em formas diferentes de lidar com o relacionamento – afinal, parece que esta maneira não está sendo muito boa -, para que ambos os lados não se machuquem.

Por que terminou?

Inicialmente é preciso se perguntar quais são os motivos que levam ao término ou ao “tempo” no relacionamento: a decisão parte sempre da mesma pessoa? Costumam ser os mesmos motivos apresentados ou são argumentos diferentes? Houve caso de traição ou alguma atitude que desagradou o companheiro(a)? Vocês têm interesses, crenças e objetivos em comum ou estão em momentos distintos na vida?

Por que voltou?

Conseguiu chegar à alguma resposta? Agora é a vez de questionar o porquê da volta, que também é muito importante para entender a relação. Solidão, possessividade, acomodação e sentimento de falta são algumas das razões que podem levar ao retorno. Ou até mesmo a idealização do par, quando você esquece os maus momentos e se recorda do início amoroso, a crença de que a pessoa pode ter mudado ou a confiança de que é possível fazer diferente.

Para analisar estes motivos e aprender a fazer diferente, as vezes só o tempo não é suficiente, e a ajuda de um psicólogo pode ser de extrema importância, seja em sessões individuais ou em casal. É preciso avaliar cada caso e entender que um relacionamento ioiô pode ser ruim para os dois lados. Afinal de contas, algumas questões podem dificultar a união após uma série de idas e vindas. Será que a confiança e a cumplicidade são as mesmas? Você conseguirá esquecer os motivos anteriores que levaram ao término, sem usar as lembranças ruins como ameaças em situações futuras?

Com todas estas respostas, lembre-se que um relacionamento é sempre feito a dois, e que a conversa e o diálogo são essenciais para a felicidade.

Confira o debate no Morning Show:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *