Tamanho do pênis é documento?

imagesMuitos homens procuram um urologista apenas pela preocupação com o tamanho do seu pênis. Na grande maioria das vezes a conclusão a que se chega nessas consultas é que o pênis possui um tamanho “normal”. Como muitos homens e mulheres não tem orientação suficiente, este tema acaba sendo um terreno fértil para preconceitos, machismo e desinformação.

Vale lembrar que, do ponto de vista fisiológico, o pênis existe para duas funções principais:

i-                    levar a urina para fora do corpo e

ii-                  depositar o esperma no fundo da vagina, para uma possível fecundação.

Se o pênis puder cumprir estas duas funções, mesmo que o indivíduo esteja insatisfeito com as suas medidas, ele é considerado anatomicamente normal.

Os complexos e preconceitos surgem da associação equivocada de que o prazer da(o) parceira(o) é tão maior quanto mais comprido for o pênis. O prazer vai muito além da penetração, e inclui: as preliminares; o clima da relação; a química entre os dois; a maneira como o homem conduz a relação sexual; o conhecimento sobre os gostos do outro; a pegada; o autoconhecimento que ambos tem sobre seu corpo; a intimidade; a desenvoltura de ambos, etc.

As pessoas tem maior prazer onde existem mais terminações nervosas. Em se tratando dos órgãos genitais, estas áreas são a cabeça do pênis, o clitóris e os primeiros 5 cm da entrada da vagina. Inclusive, se o pênis for muito grande pode acabar machucando, principalmente se estiver batendo contra o colo do útero. Por isso, muitas vezes, se ouve a sátira “mais vale um pequeno brincalhão do que um grande bobão”.

A crença de que o próprio pênis é menor que o dos outros abala a confiança masculina e diminui a autoestima, aumentando a insegurança e muitas vezes também a ansiedade. Na maior parte dos casos a insatisfação não vem de uma queixa da(o) parceira(o), mas sim do próprio desejo de possuir um pênis maior, seja por desconhecimento das dimensões normais, seja por comparações errôneas feitas com outros pênis vistos em revistas e filmes eróticos, ou através de brincadeiras e “vantagens” (nem sempre verdadeira) contadas por amigos.

É muito interessante, porém perigosa, esta influência da pornografia para perpetuar este mito de associar o tamanho do pênis ao bom desempenho e maior prazer. As pessoas esquecem que existem truques de filmagem, o uso de medicamentos para ereção, e a escolha dos atores justamente pelo tamanho avantajado do seu pênis. Desta forma, o homem e até mesmo a mulher, que assiste a esses filmes e não se dá conta de que tudo isso é produzido de alguma forma, passa a acreditar que a vida real tem que ser assim também, mas nem sempre é. Na vida real não existe um script, um roteiro, um diretor de cinema e toda aquela encenação, a relação sexual é uma descoberta diária que requer inovação, treino e coragem.

Muitos homens, independente de entenderem que o tamanho não é o mais importante querem mesmo assim saber qual é a “faixa normal” de tamanho de pênis. Ok, então vamos lá. O pênis considerado dentro da média tem de 11 cm a 17 cm quando ereto. Desta maneira, a maioria dos homens que pensam que tem um pênis pequeno na realidade não tem.

Algo que precisa ser desmistificado é o aspecto do pênis quando flácido. Se compararmos dois pênis flácidos, o menor deles, quando ereto, pode ficar maior que o outro, pois alguns pênis crescem mais que outros ao ficarem eretos. O tamanho do pênis flácido não tem relação com o tamanho em ereção.

Também é verdade que para algumas pessoas o tamanho influencia na relação, mas por um fator psicológico apenas, pois para estas pessoas um membro mais dotado é associado a mais virilidade e a um melhor desempenho, o que a excita. O contrário também pode ocorrer quando esta pessoa vê um membro pequeno. Porém, a questão está muito mais ligada a uma associação errônea entre prazer e tamanho do que ao prazer sentido de fato.

Se fizéssemos uma comparação entre tamanho e largura do pênis, a largura seria mais importante do que o tamanho em função da sensação de preenchimento. Porém, tanto a vagina quanto o ânus são elásticos e podem se adaptar à largura do mesmo.

Muito se questiona a respeito dos métodos utilizados para aumentar o pênis, e aqui vai uma informação muito importante: nenhum método utilizado provou-se 100% eficaz ou isento de complicações, todos são ainda considerados experimentais. Além disso, tais procedimentos só são recomendados em raríssimos casos, como o câncer de pênis e na existência de micropênis (menor que 7 cm em ereção), considerado incompatível para a função sexual.

O aconselhamento psicológico tem papel relevante para melhorar a autoestima e ajudar o indivíduo a se aceitar como ele é, além de contribuir para reduzir a ansiedade.

Vamos tomar cuidado com a ditadura do sexo e a ideia que os homens tem que querer e estar dispostos a fazer sexo a toda hora, o tempo todo. Afinal, eles não são máquinas, e sim seres humanos, certo?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *