Quanto tempo dura uma relação sexual?

A pergunta é frequente, já ouvi muitas vezes: quanto tempo dura a relação sexual? E mais: “será que estou dentro da média?”, ou até “meu sexo acaba rápido demais?”. São dúvidas que aparecem bastante no consultório, e recentemente viraram assunto nacional com duas declarações polêmicas.

No Big Brother Brasil, uma das participantes, a Ana Paula, que inclusive já foi eliminada, contou aos colegas – e para todo o País – que já fez sexo durante nove horas!

Eu até gravei um vídeo comentando a questão:

Outro que revelou detalhes da intimidade foi o ator Stênio Garcia, que ao lado da mulher participou do canal no YouTube de Antônia Fontenelle. E o casal garantiu que tem um recorde: seis horas de relações sexuais, sem parar.

Agora vamos esclarecer algumas coisas. Primeiramente, é necessário definir o que é considerado como a relação sexual. Apenas o ato sexual, a penetração, ou tudo o que envolve o momento, como os beijos, carinhos e preliminares, até chegar de fato à penetração?

É preciso ter em mente que quando alguém diz que fez sexo por horas essa pessoa pode estar considerando tudo isso, inclusive as pausas que acontecem durante. Há a penetração, o orgasmo, e depois uma conversa, a retomada das carícias, dos beijos, e isso pode durar bastante tempo. É importante frisar que o sexo é uma forma de atividade física, e o corpo não aguenta se exercitar por horas a fio, sem parar. Outra coisa para se levar em conta é que quando estamos envolvidos perdemos a noção do tempo, e a impressão pode ser de uma duração muito mais longa.

Mas precisa mesmo de cronômetro sexual?

Não! Muito mais do que quantidade, devemos pensar em qualidade, no prazer que cada um está sentindo. Inclusive uma maratona sexual pode, muitas vezes, até ser desconfortável para quem está recebendo a penetração, já que com o tempo e atrito a lubrificação diminui. Isso pode causar incômodo e deixar de ser bom.

Existem, é claro, algumas maneiras de prolongar os momentos de prazer, como a prática do sexo tântrico, que explora o toque, o prazer, e o erotísmo presente em todas as partes do corpo.

Então, antes de pensar na duração da relação sexual, preste atenção em outras questões mais importantes: eu estou tendo prazer? Estou dando prazer? Estamos curtindo cada sensação? Estamos explorando as potencialidades do nosso corpo por inteiro?

Sexo é prazer, acima de tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *