Frigidez ou falta de desejo sexual: conheça causas e como tratar

pgallery1 psicopatologias-u6642

Frigidez foi um termo bastante usado pelas áreas da saúde e também por leigos. Hoje em dia, nós, especialistas da sexualidade, acreditamos que a forma mais adequada seria baixa da libido (desejo) sexual. A baixa de desejo sexual é uma das disfunções sexuais (dificuldades na área da sexualidade) existentes, e pode estar presente tanto nos homens como nas mulheres. Nos homens, era uma disfunção mais rara, mas atualmente tem crescido bastante. Nas mulheres, é uma das disfunções mais frequentes que atendo no consultório.

Existem níveis diferentes desta diminuição do desejo, desde uma sensação de ausência de desejo até uma diminuição discreta do mesmo. As causas podem ser de ordem: psicológica (trauma por abuso sexual; timidez; crenças negativas a respeito do sexo; estresse; preconceitos; visão negativa de si e do próprio corpo; problemas entre o casal; ansiedade; entre outras); Orgânica ou medicamentosa (alguns medicamentos e ou doenças podem interferir na libido sexual); Social ou cultural (falta de educação ou orientação sexual; repressões à sexualidade da mulher; Medo de gravidez indesejada associada à insegurança de contracepção, entre outras).

Além das causas variadas e dos níveis diferentes, ainda existe a baixa de desejo primária ou secundária. Primária é quando a pessoa sempre se sentiu daquela forma, ou seja, a sua libido sempre foi baixa. Já a secundária é quando isto começou a acontecer em algum momento da vida, o desejo sexual se modificou por algum ou alguns motivos.

Independente de ser homem ou mulher, o importante é que se busque ajuda. Em primeiro lugar, deve-se procurar um médico, para verificar se a causa é física, e assim buscar o tratamento adequado. Em não sendo física (grande parte das disfunções sexuais são psicológicas) deve-se procurar um terapeuta sexual (também conhecido como sexólogo). O que acontece com frequência é que as pessoas costumam ter vergonha, medo ou mesmo falta de informação e demoram bastante para procurar ajuda, e isto apenas faz com que as pessoas fiquem cada vez piores consigo mesmas e com frequência isso acaba interferindo nas pessoas que estão a sua volta também.

A vida sexual deve ser uma parte boa da vida, e não um problema! Por isso friso sempre a importância de procurar ajuda quando necessário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *