O que são as disfunções sexuais e quais são as suas causas

 impotênciaAs disfunções sexuais são dificuldades que podem influenciar negativamente uma das fases do que chamamos de “resposta sexual” de um indivíduo, que compreende o desejo, a excitação e o orgasmo. O terapeuta sexual é um profissional especializado em identificar o que está causando estas dificuldades e trabalhar, junto com o paciente, para resolver estes problemas.

Quando esta dificuldade acontece no desejo, a chamamos de baixa libido ou desejo sexual hipoativo. Há algum tempo, quando isto ocorria com as mulheres, esta disfunção era chamada de “frigidez”, termo atualmente considerado inadequado pelos terapeutas sexuais, já que possui um ar pejorativo e traz um certo preconceito embutido. A diminuição do desejo sexual também se dá nos homens. Apesar de não ser tão divulgado pela mídia, o baixo desejo sexual é uma disfunção que tem aumentado significativamente entre os homens ultimamente.

Já quando a dificuldade se dá na fase da excitação, para os homens, estamos falando da disfunção erétil, já que a ereção é o sinal mais preponderante da excitação masculina. Em relação às mulheres vemos uma dificuldade na obtenção da lubrificação vaginal, podendo atrapalhar, desta maneira, principalmente a penetração, até mesmo ocasionando dor no momento da penetração, caso esta lubrificação seja muito baixa ou inexistente.

O terceiro tipo de dificuldade diz respeito ao orgasmo, e é chamado de anorgasmia (dificuldade para ter orgasmos ou nunca ter tido um). Em relação aos homens, como normalmente o orgasmo coincide com a ejaculação, pode-se ter as disfunções ejaculatórias (ejaculação rápida ou ejaculação retardada).

Além destas disfunções temos também a dispareunia e o vaginismo, que de maneira geral estão relacionados à dor na hora da penetração.

Estas disfunções estão esquematizadas no quadro abaixo:

 

Disfunções Sexuais

Do Desejo Desejo Hipoativo

Da excitação

Ausência de lubrificação
Erétil

Do Orgasmo

Ejaculação
Anorgasmia
Dispareunia
Vaginismo

 

Para todas as disfunções sexuais existem outras classificações importantes, como primarias ou secundárias e também situacionais ou gerais.

Chamamos de “primária” quando a disfunção se dá desde o início da vida sexual e de “secundária” quando ela aconteceu depois de um período específico. “Situacionais” são disfunções que ocorrem apenas em determinadas situações ou com determinados(as) parceiros(as), enquanto que as “gerais” ocorrem em qualquer circunstância. Essas classificações servem para que o terapeuta sexual possa entender melhor a história do paciente, quais as causas presentes, qual é a queixa central, o que interferiu ou ainda interfere negativamente na vida da pessoa, entre outros aspectos. Tudo isso é importante para ajudar no processo terapêutico, e saber quais as técnicas mais adequadas para utilizar com cada pessoa.

As causas das disfunções sexuais podem ser inúmeras, sejam elas: físicas (doenças e drogas), psicológicas, socioculturais, religiosas (como mitos e tabus em relação a sexualidade), provenientes da violência sexual ou de experiências anteriores ruins (sexuais ou não), repressões familiares e/ou religiosas, baixo autoconhecimento corporal, dificuldades na comunicação entre o casal, estresse e cansaço, dentre várias outras que podem ocorrer isolada ou simultaneamente.

Assim como fazemos quando temos dificuldades em várias outras áreas da nossa vida e vamos atrás de soluções para resolvê-las, também devemos fazer quando temos alguma disfunção sexual. As disfunções sexuais não são sentenças definitivas de algo negativo, são apenas uma dificuldade encontrada na relação sexual que pode e deve ser tratada com a ajuda de um terapeuta sexual e um médico, para verificar se existem questões físicas presentes.

Lembre-se: o importante é você estar bem consigo e com a sua sexualidade. Não deixe que nada (como a vergonha) e nem ninguém (opiniões alheias) te impeçam de ir atrás de uma sexualidade que lhe traga prazer e felicidade, mas claro, com saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *