Como estimular o desejo sexual?

water-290206_640No dia-a-dia, recebo pacientes em meu consultório com a queixa de baixa de desejo sexual. E cada vez mais a faixa etária é menor, como por exemplo entre os 20 e 30 anos. Muitas pessoas podem associar que baixa de desejo é problema das mulheres, mas muitos homens também estão sentindo essa dificuldade.

Várias podem ser as causas da baixa do desejo sexual (desejo sexual hipoativo), como: problemas físicos ou doenças, como alterações hormonais; uso de medicamentos como antidepressivos ou drogas; problemas no relacionamento; baixa autoestima; baixo autoconhecimento; repressão sexual; mitos e tabus; problemas psicológicos/emocionais, socioculturais e religiosos; estresse e ansiedade; entre tantos outros motivos que podem interferir no desejo sexual. Além, claro, de uma mistura de vários desses fatores, que é o mais comum.

Independentemente de quais são os motivos, uma questão que é bem importante e pode prejudicar o desejo sexual é uma crença errônea de que o desejo sexual surge espontaneamente e que ele não necessita ser cultivado. O desejo sexual pode surgir espontaneamente? Sim pode, mas isto não é o mais comum ao longo da vida. Muitas vezes trazemos essa ideia da adolescência e início da vida adulta, quando os hormônios estão à flor da pele (em ebulição), quando tudo é novidade, e dessa maneira o desejo muitas vezes surge mais espontaneamente mesmo.

Quando não se está mais nesta juventude e adicionando-se os tantos compromissos da vida adulta e um estilo de vida não muito saudável, tudo isso corrobora com essa diminuição de desejo. Correria no dia-a-dia, estresse, ansiedade, preocupações financeiras, cuidar da casa, do trabalho, da família, da parceria, do corpo, entre outras “obrigações”, muitas vezes faz com que o cuidado conosco mesmos (sono, atividade física, alimentação, lazer, saúde) e com o(a) parceiro(a) também diminua. Assim, a vida de casal e vida sexual podem ser negligenciados. Mas mesmo assim, queremos ter desejo como tínhamos na adolescência. Isso não parece um pouco irreal? E é.

Pensemos em uma metáfora, o “copo do desejo sexual”, que funciona como um termômetro do desejo. No dia a dia, como está esse copo? Cheio, vazio, meio cheio ou meio vazio? De maneira geral, o que costumamos fazer é apenas enchê-lo um pouco na hora da relação sexual. Nesta hora, se o copo estava vazio, ele apenas enche um pouco, e o resultado é que a relação acaba não sendo lá aquelas coisas, e foi necessário esforço, estímulo consciente para a vontade aparecer. Porém imagine se ao longo dos dias esse copo for sendo enchido, o desejo vai sendo cultivado, vai crescendo, aumentando as chances e oportunidades para ter relação sexual, e a chance dela ser mais gostosa e prazerosa é muito maior.

Bom, então vamos para algumas dicas de como encher o “copo do desejo”:

  • Carinho, atenção, cuidado, falar a mesma linguagem de amor da parceria, romantismo (se a parceria gostar), tudo isso já são formas da pessoa te querer mais perto.
  • Beijos, beijos e beijos. Os beijos são demonstrações de afeto, além de serem demonstrações de desejo, então é importante que eles não aconteçam apenas como precursores do sexo. E existem vários os tipos de beijo, então, por favor, não fique apenas no beijo estilo selinho, e muito menos, o beijo na bochecha e na testa que são beijos habituais em mães, filhos, tios e avós.
  • Toque físico, e não digo toque sexual, apenas toque, como: sentar perto um do outro; mãos dadas; abraços; cafuné; carinho; massagens; deitar de conchinha; assistir filmes/seriados juntinhos, entre tantos outros toques possíveis.
  • Dar asas aos estímulos. Primeiro tenha claro para você mesmo, que tipos de estímulos te aguçam a sexualidade, cito alguns exemplos que ouço no consultório: um corpo bonito, gostoso; um bate papo inteligente; um peitão; um decote; vestimentas sociais; perfume de homem/mulher; determinadas músicas; romantismo; determinados locais; filmes eróticos ou pornôs; ser cuidado(a); entre tantos outros. Esteja atento a eles. Depois de saber o que te estimula, e de começar a percebê-los no dia-a-dia, ao olhar para o estímulo, não comece logo em seguida a pensar nas contas a pagar, continue estimulando o mesmo na sua cabeça, imagine, crie uma fantasia, cultive.
  • Assista filmes que tenham sedução, atração, sexualidade. Se gostar, assista a filmes eróticos e/ou pornô de vez em quando. Leia contos eróticos ou livros eróticos, hoje existe uma quantidade enorme de exemplares.
  • Tenha prazer com você mesmo. Isso mesmo, estou falando de masturbação, autoconhecimento e prazer corporais com auxilio mental.
  • Provoque, estimule a parceria, deixe no ar o que você gostaria de fazer, o que você está fazendo ou pensando com a pessoa, o que você lembrou que já fizeram. A imaginação e a fantasia são seus aliados para o desejo.
  • E lembre-se, a sexualidade é muito mais do que apenas sexo (penetração), existem outras maneiras de se satisfazer e satisfazer a parceria.

Bom, vou deixando você por aqui com algumas reflexões: na sua lista de prioridades como está a vida a dois e a vida sexual? Como anda o seu copo do desejo? E o que você pode fazer para mantê-lo, pelo menos, acima da metade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *