Sexo antes de competições esportivas atrapalha?

imagesCom a copa acontecendo em nosso país, muito se fala sobre os jogos, técnicas, jogadores, táticas, e alguns times inclusive romperam com uma regra bastante conhecida e presente em competições: a proibição do sexo antes dos jogos. Mas será que isso tem algum fundamento? Sexo antes de jogos atrapalha os atletas?

Tem sido realizadas pesquisas do ponto de vista físico/fisiológico, através de testes em esteiras ergométricas, comparando o rendimento do atleta em dias onde ele fez sexo na noite anterior com outros onde ele não fez. E o que essas pesquisas tem demonstrado é que não há evidências de interferências negativas neste rendimento, pelo contrário, estão sendo encontrados benefícios.

Quando fazemos sexo, o nosso corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável pela nossa sensação de prazer e bem estar. Além disso, após o orgasmo, existe aquela sensação de relaxamento. Com frequência, depois de um sexo gostoso, o sono é ainda mais profundo e reparador. Pensando desta maneira, o atleta dormiria melhor depois de fazer sexo, o que é um fator importante, e ainda estaria mais alegre, feliz.

Em se tratando de desgaste físico e cansaço muscular, o sexo na noite anterior não prejudicaria o desempenho na partida, principalmente em se tratando de atletas que tem treinos físicos pesados. É claro que, se estivermos falando de uma maratona sexual de horas e cheia de malabarismos, “este treino” pode acabar cansando sim a musculatura.

Porém, o que está em discussão até agora é uma noite de sexo, e não uma noitada de “sexo, drogas e rock ’n roll”. Se esta noite incluir a “maratona sexual” mencionada anteriormente, o uso de drogas (independentemente do tipo) e a ausência de sono, então neste caso tudo isto poderá sim prejudicar o rendimento do atleta.

Outra questão importante é o fator mais emocional relacionado ao sexo. Se por acaso o atleta tiver uma noite ruim de sexo, ele pode acabar se sentindo frustrado, decepcionado, mal consigo mesmo. E isso também pode levar a um desempenho negativo deste competidor, já que a sua cabeça e seu ânimo estarão em outro lugar.

Desta maneira, podemos concluir que o sexo em si antes de competições não prejudica o rendimento do atleta. Porém, vale um questionamento individual de cada atleta, se o sexo para ele vai prejudicar, não vai interferir ou vai possivelmente ajudá-lo. Lembrando que cada um é único, e que não somos uma máquina. O sexo deve ser algo prazeroso, saudável, e que nos faça bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *