HPV e o câncer de boca e garganta

hpv-mVocê sabia que os casos de câncer de boca e garganta tem mudado o perfil de incidência? Pois é, se há 20 anos o perfil de pessoas com esses tipos de câncer eram aquelas de pessoas com mais de 50 anos, hoje se tem encontrado casos cada vez mais frequentes nas faixas etárias até os 40 anos. Antigamente, os casos em sua maioria eram de usuários ou dependentes de álcool e tabaco. Hoje os estudiosos encontraram outra causa que tem levado a esses cânceres em pessoas mais jovens: o HPV. Segundo uma pesquisa comandada pelo oncologista Luis Paulo Kowalski, diretor do núcleo de cabeça e pescoço do hospital A. C. Camargo, 32% dos casos de câncer de boca em jovens adultos eram portadores do vírus HPV. Inclusive, o vocalista da banda Iron Maiden, Bruce Dickinson, trouxe este assunto “à tona”. Ele está se tratando de um câncer de língua, segundo ele em função do HPV. Considero a iniciativa dele em expor o caso dele muito corajosa e importante, pois ele está ajudando a alertar as pessoas, pois isso pode acontecer com qualquer pessoa que não se previna.

Você sabe o que é o HPV? O HPV (papiloma vírus humano ou human papiloma vírus, na sigla em inglês) é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada por um vírus de mesmo nome e é a DST que mais tem crescido no mundo e também no Brasil. Sua transmissão acontece através do contato de secreções e mucosas que pode acontecer pelo sexo vaginal, oral e anal. A sua manifestação, normalmente, se dá pelo aparecimento de verrugas na região vaginal, na região peniana e escroto, no ânus e até mesmo na boca ou na garganta. Porém, ela também faz parte de um conjunto de DST´s que podem ser assintomáticas, ou seja, não apresentarem sintoma nenhum. Isto significa que a pessoa pode estar contaminada e não saber, e assim contaminar o(a) parceiro(a) se tiver relação sexual sem prevenção. Também por este motivo é que se torna essencial o acompanhamento regular com médicos, para saber como anda a nossa saúde, incluindo a saúde sexual.

Além do HPV ser uma das DSTs que mais tem crescido, temos ouvido falar muito sobre ele, pois alguns tipos de HPV, principalmente o número 16 e 18, podem levar ao câncer se não tratados e acompanhados. Muitos casos de câncer de colo de útero tem sido encontrados em mulheres. Em função disto, tem havido uma forte campanha para o uso dos preservativos e também para a vacinação, principalmente em meninas que ainda não tiveram relação sexual. Assim, cada vez mais tem se percebido a necessidade de se prevenir e cuidar da saúde sexual, em especial entre as mulheres.

Porém, além do câncer de colo de útero, o câncer de boca e garganta associado ao HPV também tem aumentado bastante, como comentei acima. Como essas pessoas pegaram o HPV? Através de sexo oral desprotegido. Infelizmente são poucas as pessoas que se protegem na hora do sexo oral ou mesmo que sabem da necessidade de se proteger nesta prática. Veja algumas formas de se proteger no sexo oral:

  • Realizado nos homens: camisinha masculina. Um dos motivos de existir camisinhas masculinas com sabor é justamente para praticar o sexo oral;
  • Realizado em mulheres:
    •  Camisinha feminina, que muitas vezes protege até mesmo mais do que a masculina, já que ela cobre não somente o canal vaginal, mas também parte da vulva;
    • Camisinha de língua – apetrecho sexual encontrado em sex shops que envolve a língua, mas também parte da boca;
    • Método caseiro, filme plástico, daquele usado na cozinha. Embora não seja exatamente uma recomendação, é melhor do que nada. Usar um pedaço dele, que possa cobrir toda a vulva, e cuidar para não rasgar.

Em relação à vacina contra o HPV que tem sido indicada para as meninas, inclusive sendo gratuito no SUS para determinada faixa etária, muito se tem discutido se ela também pode ser usada pelos homens, e se isto ajudaria a prevenir também o câncer de boca e garganta aqui tratados. Tudo ainda é muito novo, ainda há controvérsia. Muitas pesquisas estão sendo feitas, e a princípio os homens deveriam tomar também sim a vacina, pois se ela pode previnir contra alguns tipos de HPV cancerígenos, ela talvez valeria para qualquer câncer causado pelo HPV.

O mais importante de tudo é prevenirmos e cuidarmos da nossa saúde. Afinal de contas, nossa saúde, incluindo a sexual, é o nosso bem mais precioso, e por isso temos que nos cuidar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *