Saiba como aproveitar o carnaval com saúde

download (2)O carnaval chegou, uma das datas comemorativas mais agitadas e aguardadas aqui no Brasil. O carnaval nos remete a cores, festa, música, dança, amigos, criatividade e alegria. Entretanto, para muitas pessoas, e não apenas os jovens, o carnaval é sinônimo de bebedeiras, “pegação” e “vida louca”. Para essas pessoas parece que o carnaval é uma vivência à parte da vida, onde vale de tudo, e é ai que mora o perigo. Esta é uma época em que a disseminação das doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez indesejada, e os exageros relacionados às drogas, incluindo o coma alcoólico, aumenta significativamente. Então, para que todos tenham um excelente carnaval e aqueles que não gostam muita desta comemoração tenham um ótimo feriado,vamos a algumas dicas e alertas para curtir muito o carnaval, sem descuidar da saúde. Afinal de contas, uma pessoa que extrapola os limites pode não estar apenas se prejudicando, mas também os outros, como o(a) parceiro(a) da vez, a família, os amigos e até mesmo desconhecidos.

  • fazendo com que o nosso poder de decisão fique prejudicado e acabamos tendo maior dificuldade de resistir aos nossos impulsos. É por este motivo que muitas pessoas fazem coisas que absolutamente não fariam se não estivessem sob efeito da droga, como por exemplo:
    • Transar sem camisinha e inclusive com vários parceiros sexuais;
    • Experimentar ou abusar de outra droga;
    • Se colocar em outras situações de vulnerabilidade.
  • Bebidas batizadas – aceitar bebidas de desconhecidos, tomar bebidas que não estejam lacradas ou descuidar do seu copo, pode ser a chance de alguém colocar alguma droga na sua bebida. Um exemplo é o famoso “boa noite cinderela”, droga incolor e inodor (portanto, muito difícil de ser detectada), que faz com que você faça tudo que te peçam, sem qualquer objeção. É como se a pessoa estivesse anestesiada, mas plenamente acordada. Para os outros que a veem, ela parece estar normal, mas perdeu a lucidez. Em casos como este, no dia seguinte, a pessoa não se lembra de absolutamente nada, e com frequência foi estuprada e abusada, às vezes até por muitas pessoas.
  • A famosa frase “se beber não dirija” deve ser sempre lembrada, mas não somente como uma frase bonita, dita da boca para fora. É necessário também agir de acordo, ter atitude e, de fato, se beber não dirigir. Assuma que está incapacitado(a) para dirigir. Esta corajosa atitude pode salvar vidas e evitar muitos problemas.
  • Uso do preservativo – para poder curtir sem preocupação, o uso do preservativo, seja feminino ou masculino, é imprescindível! Seja você homem ou mulher, leve a camisinha com você, várias, se achar necessário. O importante é não faltar para não correr nenhum risco. Esta é a única maneira de evitar uma gravidez indesejada e as doenças sexualmente transmissíveis.
  • Aviso aos(às) beijoqueiros(as) – o beijo pode transmitir várias doenças, como a mononucleose. A boca é uma das partes do corpo que mais contem bactérias, então sejamos mais seletivos, vamos valorizar mais a qualidade do que a quantidade.
  • Alimentação – tomar bastante água para se hidratar, comer bem e perceber os limites físicos do seu corpo vão te proporcionar uma folia mais intensa. Quando seu corpo falar com você, escute-o. Preste atenção aos sinais que ele dá e respeite seus limites.

A melhor forma de não cair em armadilhas e se meter em apuros é pensar nas consequências dos seus atos, e não apenas no prazer imediato. Ele é bom, ok, mas desde que não estrague o seu futuro, os próximos carnavais ou, mais ainda, a vida!

Vale lembrar: se tiver ingerido alguma droga, esse poder de pensar nas consequências estará prejudicado, sem exceções! Então  pergunte-se sempre, isso que vou fazer vale a pena? Outras vidas também podem estar em jogo. Uma “simples brincadeira irresponsável” pode acabar com a vida de alguém, não necessariamente de imediato.

Então, vamos curtir muito, aproveitar, dançar, namorar, mas sem perder de vista o nosso corpo, a nossa saúde e o nosso bem mais precioso: nós mesmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *