Relacionamento caiu na rotina? Veja dicas para cultivar o amor


download (1) - CópiaÉ natural que com o passar dos anos os relacionamentos tem aquele fogo da paixão diminuído, quando entra mais em cena o companheirismo, a cumplicidade, uma maior intimidade, e que a frequência do sexo diminui, passando a ser mais qualidade do que quantidade. Porém hoje eu estou aqui para escrever sobre uma situação semelhante, mas que tem ocorrido com casais com pouco tempo de relacionamento.

Em meu consultório, venho encontrando cada vez mais jovens casais, casados ou “juntados”  há pouco tempo, que estão vivendo uma relação que está parecendo mais uma amizade do que um namoro. Digo namoro, pois acredito que dentro de qualquer casamento ou relacionamento de longo prazo, o namoro deve sempre estar presente.

O que venho presenciando são casais jovens que praticamente não se beijam mais, a não ser aqueles selinhos, que às vezes vemos mães e pais dando em seus filhos. Eles não mais se abraçam, se acariciam, fazem carinho. A intimidade vai diminuindo ao invés de ir aumentando. O sexo se torna cada vez mais raro e normalmente para satisfazer o(a) parceiro(a), quase como um dever.

São vários os motivos pelos quais esta forma de relacionamento tem ficado cada vez mais comum. Citarei aqui os que acredito terem maior relevância.

  • Afazeres do dia-a-dia – tarefas e cuidados com casa, com os filhos, com o trabalho, entre outras mil tarefas. Ou seja, a tal rotina.
  • Estresse e ansiedade – as preocupações ficam constantemente permeando os pensamentos, sejam elas as finanças, o trânsito, a segurança, entre outros.
  •  Mídias e tecnologia – o tempo utilizado nos celulares, notebooks, tablets,  aplicativos, redes sociais, etc. Quando vemos, essas tecnologias “roubaram” boa parte do tempo em que poderíamos estar namorando ou nos relacionando presencialmente.
  •  Amigos e família – os vários compromissos com os amigos de cada lado e a família de ambos os lados, também tomam bastante tempo do casal.
  •  Individualismo – as pessoas estão cada vez mais “ensimesmadas”, focando apenas nas suas vontades e desejos, e não se preocupam com as vontades e desejos do companheiro. Assim, cada um faz o que quer fazer, e de vez em quando estão juntos. Quando estão, normalmente é com os amigos e a família. Desta maneira, novamente o casal não está só para ter momentos de intimidade. As concessões de ambos os lados estão mais raras.
  • Falta ou má comunicação do casal – aquele diálogo sincero onde ambos podem expor suas vontades, desejos, fantasias e dúvidas, não é praticado, e o que acontece são ressentimentos, mágoas e “engole sapos” o tempo todo. Resultado: distanciamento.

Então o que fazer para tentar mudar esse cenário? A dica mais importante que eu daria é voltar a namorar, com a mesma pessoa, é claro. A fase do namoro é a fase em que você quer conquistar a pessoa, então faz o possível e até o impossível para demonstrar o seu interesse, o cuidado e o amor. Portanto, seguem algumas dicas concretas: tenham sempre o momento a dois, mas o momento a dois especial, e não o da rotina do dia-a-dia. Vá ao cinema; jante fora; faça um jantar especial em casa; vá conhecer um lugar de seu interesse na sua cidade, ou na cidade vizinha; assista a um filme em baixo do cobertor; a imaginação não tem limites. Lembre-se de beijar muito. O beijo é um termômetro da relação, e não vale selinho somente; Mesmo que estejam trabalhando, lendo, estudando, fiquem próximos; Estão assistindo TV ou vendo um filme? Faça carinho no(a) seu(sua) parceiro(a). Fiquem juntos. Procurem conversar abertamente sobre a relação, sobre o sexo, sobre o que podem melhor, sobre as vontades; Lembre-se ainda de falar e demonstrar o “eu te amo” todos os dias; Faça uma surpresa que mostre que você pensou na pessoa amada; Use a criatividade; Esteja aberto para fazer terapia individual, de casal, de família, e até mesmo sexual.

Afinal de contas, o relacionamento é como uma planta, e esta deve ser regada constantemente para continuar crescendo bonita e saudável. Sem isso ela morre. Então “bora lá” cultivar e cuidar do nosso amor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *