Workshop Intimidade & Sexualidade para mulheres

A sociedade, de um modo geral, possui uma visão negativa da sexualidade. Essa visão negativa é fruto de uma educação repressora, que há muitos anos associa o exercício da sexualidade ao pecado, às questões imorais e sujas.

Desta forma, todas as expressões ligadas à sexualidade são regidas por uma cultura de repressão. O que prevalece é o silêncio ou a reprodução de mitos e tabus, gerando um solo fértil para a desinformação. Isto fortalece comportamentos de risco cada vez mais freqüentes, um grande desconhecimento sobre seu próprio corpo, vontades e desejos, resultando muitas vezes em uma sexualidade vazia.

Ao tratar do tema Sexualidade, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente à vida e à saúde, que se expressa no ser humano, do nascimento até a morte. Se a saúde é um direito humano fundamental, a saúde sexual também deveria ser considerada como um direito humano básico. Relaciona-se com o direito ao prazer e ao exercício da sexualidade com responsabilidade. Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista.

Atualmente todas essas repressões, mitos e tabus vem mudando, pois, de maneira geral, a sociedade tem estado mais aberta a novos conhecimentos e informações.

Existem várias maneiras de ir em busca de uma sexualidade mais feliz, prazerosa e plena. Uma delas inclusive foi o tema da publicação anterior: a dança. Porém esta é apenas uma das forma. A seguir cito algumas possibilidades: terapia; terapia sexual;conversar sobre o assunto; pesquisar; fazer cursos relacionados ao tema; ler; abrir mais a mente; diminuir o estresse; ter uma vida mais equilibrada; ter momentos apenas do casal; ter um relacionamento onde haja intimidade e cumplicidade, entre outros. É importante lembrar que, para que possamos mudar algo, precisamos primeiro mudar a forma que repetidamente tem sido feita. É necessário empenho e dedicação.

Trago aqui hoje uma dica de um workshop para mulheres acima de 18 anos, sobre o tema: Intimidade & Sexualidade. Ele será ministrado por mim e uma outra psicóloga, que eu admiro. Maiores informações você encontra abaixo. Cada um vai achar as formas que mais irão lhe ajudar, pois isto é particular. O importante é procurar e não desistir, ir atrás do que realmente se quer. E você, está fazendo algo para desenvolver sua sexualidade?

Intimidade & Sexualidade feminina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *